quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curiosidades - Paraplegia e Tetraplegia



As causas mais freqüentes de lesão medular são os traumatismos, os processos tumorais e as infecções. Os traumatismos que mais atingem a medula espinhal são aqueles produzidos em acidentes de automóveis, ou mergulho em águas rasas.

A lesão medular impede a passagem dos impulsos voluntários do cérebro para a musculatura e das sensibilidades cutâneas até o cérebro. O controle voluntário da bexiga e intestino também estarão prejudicados levando a quadros de incontinência e posteriormente, retenção de urina e fezes.

Os cuidados com a pele são muito importantes para evitar formação de escaras (feridas) nos locais de contato diário entre colchão e proeminência ósseas, devem ser usados colchões de água e assentos especiais, nestes casos a higiene corporal é extremamente importante.A fisioterapia é extremamente benéfica ao paciente e todos os lesados medulares terão que ser submetidos a sessões de fisioterapia motora.Os cuidados com a alimentação e ingestão de líquidos também melhoram o funcionamento de intestino e bexiga, permitindo ao doente ter uma prévia de quando irá defecar ou urinar.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Você sabia que... existem vários tipos de neorônios?

De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos:



Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois dendritos. A grande maioria dos neurônios é desse tipo.


Neurônios bipolares, possuidores de um dendrito e de um axônio. São encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória.



Neurônios pseudounipolares, que apresentam, próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central. São encontrados nos gânglios espinhais.






Os neurônios podem ainda ser classificados segundo sua função:









Neurônios motores: efetuam uma ação, enviam mensagem para execução (vísceras, músculos, glândulas). Sai do sistema nervoso central em direção ao periférico. Exemplo: neurônio multipolar.



Neurônios sensoriais: captam a mensagem do meio externo, interno e de células sensoriais e manda para o sistema nervoso central. Exemplo: neurônio bipolar e pseudounipolar.

Neurônios interneurônios:
estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.









IV Unidade - Sistema Nervoso - Neurônios



Neurônios: células nervosas



Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio.

No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Visão

É um dos cinco sentidos e ajuda os seres no aprimoramento da percepção do mundo. Alguns neuroanatomistas acreditam que ela engloba mais dois sentidos. Os cones, que são responsáveis pela cor e os bastonetes que são responsaveis pela percepção da luminosidade.


O bulbo do olho, popularmente chamado de globo ocular é contituido de três camadas :

  • A externa que compreende a córnea e a esclera.

  • A interna que corresponde à Retina.

  • A intermediária que corresponde a Iris, o corpo ciliar e a coróide.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Medula óssea .


Também chamada de tutano, a medula óssea preenche a cavidade interna de vários ossos. Ela fabrica as plaquetas, ass hemácias e leucócitos. É constituída por um tecido esponjoso mole que se localiza no interior dos ossos longos.

Existem dois tipos de medula óssea :


  • A vermelha - Medula que contém a capacidade de produzir o sangue.

  • A amarela - Medula encarregada de acumular gorduras.